ECÓTONUS    
  MEIO AMBIENTE e ARQUITETURA      
 

 PROJETOS ECÓTONUS

   

 

MEIO-AMBIENTE

Diagnóstico, zoneamento e diretrizes sobre a vegetação e a fauna presente no entorno dos reservatórios das hidrelétricas da AES Tietê de Nova Avanhandava, Promissão, Ibitinga, Bariri, Barra Bonita na bacia do rio Tietê e Mogi-Guaçu, São José e São Joaquim na bacia do rio Mogi-Guaçu, Estado de São Paulo.

 

Foi feito o levantamento de fauna e flora dos fragmentos florestais encontrados no entorno de cinco reservatórios de usinas hidrelétricas na bacia do rio Tietê (UHE Nova Avanhandava, UHE Promissão, UHE Ibitinga, UHE Bariri e UHE Barra Bonita) e em outros três reservatórios da bacia do Rio Mogi-Guaçu (PCH Mogi-Guaçu, PCH São José e PCH São Joaquim) no Estado de São Paulo. O estudo teve como objetivo a renovação da Licença de Operação das UHEs (Usinas Hidrelétricas) e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) em questão. Para tanto foi realizada a identificação dos animais e a caracterização dos remanescentes de vegetais encontrados com base na descrição fisionômica das tipologias vegetais dominantes e sua flora associada.

 

Vegetação associada a Floresta Estacional Semidecídua em estádio Médio de regeneração. Borda do fragmento, observa-se neste ponto a intensa ocupação por lianas. Vista de área alagada nas margens da represa, observa-se formações herbáceas aquáticas.

Pegadas de anta, Tapirus terrestris

Macaco-prego, Cebus apella

Tatu-peba, Euphractus sexcinctus

Ameiva ameiva Quiriquiri, Falco sparverius Jaçanã, Jaçana jaçana
Tuiuiú, Jabiru mycteria Savacu, Nicticorax nycticorax Colhereiro, Platalea ajaja

 

Pernilongo Himantopus mexicanus.

 


Mais Projetos...


 
 

2012 ECÓTONUS. Todos os direitos reservados.
Comentários e Sugestões         -      Contatos